ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

 
 

Muitas vezes nos encontramos em situações em que apenas queremos um norte, de maneira rápida e objetiva, sem precisar passar por um processo de terapia completo. Sabe aquele momento que você está insegura sobre uma decisão que precisa ser tomada?!

 

Para estes casos, eu costumo aplicar a prática de aconselhamento psicológico, que visa capacitar as pacientes a se direcionarem em busca de solução de suas dificuldades emocionais e comportamentais, com base no conhecimento da sua própria personalidade, habilidades e das suas experiências de vida. Desta maneira, você pode escolher com mais segurança a melhor alternativa para o seu futuro e para a satisfação da sua necessidade no momento.

Esse tipo de intervenção tem ação educativa, preventiva e situacional, voltado para resoluções imediatas, direcionada mais à ação do que a reflexão.

Não é um processo para lhe dar conselhos, mas sim de ajudar a paciente enxergar os caminhos possíveis e se direcionar no que faz mais sentido às suas atribuições de vida.

 
mulher Typing
Image by Nick Morrison

Razões que melhor se encaixam em um aconselhamento psicológico:

  • já teve alta em psicoterapia, mas deseja apoio para lidar com uma questão pontual do momento;

  • manutenção das mudanças de hábitos comportamentais e cognitivos;

  • monitoramento do humor, por meio de escalas e feedback;

  • apoio para enfrentar um burnout ou estresse elevado;

  • crise de ansiedade, ocasionada por uma situação atual e passageira;

  • suspeita de algum transtorno (depressão, bipolar, etc.);

  • insegurança profissional que afeta a tomada de decisões ou desenvolvimento assertivo do seu negócio/carreira;

Por serem questões pontuais e momentâneas, não determino com minhas pacientes um prazo ou quantidade de sessões específicas. Cada caso é um caso, e é você quem determina inicialmente quantos encontros deseja ter para lidar com aquela dificuldade.  Nesta perspectiva, o aconselhamento psicológico não enseja a necessidade de um acompanhamento longo, podendo inclusive ser de apenas um único encontro.

Todavia, pode ser que eu note uma demanda para aprofundamento do caso, e neste caso, farei o encaminhamento para realização de uma psicoterapia.

A contratação de sessões são avulsas, uma vez que sua demanda por ser tanto para 1 único encontro ou para mais.

Acontecem 100% online, podendo ser por chamada de vídeo, chamada telefônica ou troca de mensagens de áudio.